sexta-feira, 22 de abril de 2011

Lição 04 – Espírito Santo – Agente Capacitador da Obra de Deus

Jesus, no seu ministério terreno, nos deu a missão de proclamar o evangelho: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28. 19,20). Nesta lição aprenderemos que quem nos dará capacidade para cumprir tal missão é o Espírito Santo, pois Ele é nos auxilia a viver de modo santo e digno, habilitando-nos para realizarmos a obra de Deus.

Quando citamos o relacionamento do Espírito Santo com a humanidade, podemos dizer que Ele opera em três áreas distintas: na mente, nos sentimentos e na vontade. É da vontade de Deus que todos sejam salvos, por isso o Espírito Santo trabalha no coração e na mente do homem, convencendo-o dos seus pecados (Jo 16. 8-11). Mas o convencimento da mente sobre o pecado ainda não é suficiente para receber a Cristo, é necessário que o coração inclina-se às coisas espirituais.

Através do Espírito Santo somos adotados por Deus, passamos a ser herdeiros do céu (Rm 8.17). Como filhos de Deus, devemos agir em conformidade com sua palavra que diz: “e não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2).


A presença do Espírito Santo em nossa vida é indispensável, pois Ele aperfeiçoa nosso caráter, molda nossa personalidade e controla nosso temperamento. Como filhos de Deus, desfrutamos de um relacionamento profundo e estreito todos os dias com Ele, mas é necessário buscarmos incessantemente a presença do Espírito Santo em nossa vida (2 Tm 1.14). Devemos estar sempre cheios do Espírito Santo, deixar-nos ser controlado e governado por Ele (Gl 5.16), a fim de que sejamos instrumentos do Altíssimo.

Para estarmos capacitados para fazer a obra de Deus, devemos estar revestidos de poder e autoridade do Espírito Santo, e isso vem através do Batismo com Espírito Santo, que não serve apenas para capacitar-nos a falar em línguas estranhas, mas prepara-nos para o serviço cristão, a evangelização (At 1.8). Sem o Espírito Santo não conseguiremos cumprir as demandas e reivindicações da missão que nos deixou Jesus, como dito no inicio do texto (Mt 28.19,20).

Na prática: O Espírito Santo ajuda-nos a viver de maneira santa e habilita-nos a realizar, com eficácia, a obra do Senhor Jesus Cristo.

Estejamos sempre cheio do Espírito Santo, pois seremos capazes de ouvir, compreender e obedecer à voz do Senhor. Amém!

Participa neste domingo da Escola Bíblica Dominical e aprenda mais sobre o Movimento Pentecostal - As doutrinas da FÉ.


Por Nádila Pereira (www.blogdanadila.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário